História

Uma Cidade linda, com clima incomparável.

Localizada no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, situada a 618 metros acima do mar, Miguel Pereira é uma estância climática. A cidade com o terceiro melhor clima do mundo e com um charme de tirar o fôlego, traz como seu cartão postal o Lago de Javary, local que remete a mais bela sensação de paz. A cidade exala charme com suas belezas naturais, temperatura amena e segurança.

Para os amantes da natureza, cachoeiras e lagos são os pontos preferidos. As trilhas e os esportes também são destaque na cidade.

Miguel Pereira carrega muita cultura, história, pontos turísticos e um clima perfeito para bons passeios e muito descanso.

Comida caseira, hotéis, pousadas e resorts estão espalhados por todos os melhores locais de Miguel Pereira, que contam com uma média de 3600 leitos da rede hoteleira.

Um lugar privilegiado.

O fácil acesso aos grandes centros, é outra opção favorável da cidade. Miguel Pereira fica estrategicamente localizada próxima à importantes vias de acesso.

Até os anos 1700, a região era habitada pelos índios coroados (puris). 

A evolução histórica de Miguel Pereira é ligada à de Vassouras e de Paty do Alferes, e à expansão da cultura cafeeira no vale fluminense do Rio Paraíba do Sul.

A ocupação de origem europeia da área de Miguel Pereira teve origem nas primeiras explorações da Serra do Mar.

Os tropeiros que subiam o Rio das Mortes em direção a Sacra Família do Tinguá (atualmente, distrito do município de Engenheiro Paulo de Frontin), fixaram ponto de passagem em pequena várzea.

Algumas pequenas lavouras surgiram na região durante o século XVIII. Estas produziam açúcar ou, mais frequentemente, gêneros alimentícios para consumo no Rio de Janeiro. Em 1770, foi fundada a Fazenda da Piedade de Vera Cruz, que se tornaria importante como produtora de café na região. As terras do atual município de Miguel Pereira eram, então, subordinadas administrativa e religiosamente à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Alferes, atual Paty do Alferes.

As lavouras de café expandiram-se no início do século XIX o que motivou que a freguesia fosse elevada ao posto de vila de Nossa Senhora da Conceição do Alferes, em 1820. Entretanto, logo depois, em 1837, a sede da vila foi transferida para a localidade de Vila de Vassouras, voltando Paty do Alferes à condição de freguesia. Em 1857, a vila de Vassouras foi transformada em cidade e sede do município que administrava as terras atuais de Miguel Pereira.

A partir da construção da Capela do Santo Antônio em 1898 os colonos de Estiva passam a erguer suas casas humildes e a formar um comércio incipiente em um núcleo urbano, incentivando, dessa maneira, a chegada de novos moradores para o lugar.

No início do século XX, o desenvolvimento urbano é impulsionado,  quando foi aberta a linha da Estrada de Ferro Melhoramentos (incorporada à Estrada de Ferro Central do Brasil em 1903), que, partindo de Japeri, na Baixada Fluminense, atingia o Rio Paraíba do Sul na cidade de Paraíba do Sul. O eixo ferroviário estimulou o nascimento de povoações que, em sua maioria, abrigavam os próprios trabalhadores da ferrovia. Esta característica é responsável pelo desenvolvimento da sede distrital que ocorreria antes de Estiva, atual Miguel Pereira.

A urbanização das áreas adjacentes à estação de Estiva teria lugar a partir da década de 1930, quando as qualidades do clima da região foram propagadas pelo médico e professor Miguel Pereira, que, mais tarde, daria nome à cidade.

O acesso original pela ferrovia seria acompanhado na década de 1950 de uma rodovia, cuja pavimentação posterior representou grande estímulo ao desenvolvimento urbano e turístico da área.

Segundo a divisão administrativa de 1943, o município de Vassouras era formado por onze distritos, dentre os quais os de Miguel Pereira, Governador Portela e Conrado. Em 1955, os dois primeiros distritos foram desmembrados de Vassouras, a fim de formar o município de Miguel Pereira, que, assim, conquistou a emancipação. Conrado também foi anexado a Miguel Pereira.

0 anos
de fundação da cidade
0 mil
habitantes
0 m
de altitude
0 km
distância da capital
notícias recentes

Fique pode Dentro

Um passeio gastronômico por Miguel Pereira.

Em breve, em Miguel Pereira, teremos inúmeras novidades como o Parque das Aves, o Parque dos Dinos, entre outros. Mas,…

Leia mais

Nova identidade visual do Terra dos Dinos. Confira!

SAIU! Confira a nova identidade visual do Terra dos Dinos. Miguel Pereira já é boa por si só: clima agradável,…

Leia mais

Miguel Pereira será sede da terceira etapa da temporada 2022 da World Trail Races.

Miguel Pereira será sede da terceira etapa da temporada 2022 da World Trail Races. A World Trail Races (WTR), liga…

Leia mais